ACADEMIA JINJU KIM DE HAPKI-DO

HISTÓRICO

  A Academia Jinju Kim existe há 43 anos e sempre foi representada pelo  Grão-Mestre Song Un Kim, 9º Dan de Hapki-do, 7º Dan de Hoi Jeon Moo Sool pela World Hoi Jeon Moo Sool Federation e 4º Dan de Hankido pela Han Kuk Hapki-Hwe (IHF). Bicampeão Mundial (medalha de ouro na Coréia em 1990 e medalha de ouro e prata no México em 1993). Fundador da Associação Jinju Kim de Hapki-do, Presidente da Federação Paulista de Hapki-do (FPH), vice-presidente da Global Hapki-do Association (GHA), instrutor do 2º e do 8º Batalhão da Polícia do Exército (BPE) e ministra cursos de Acupuntura e Terapia Corporal. 

    Ao longo de sua trajetória já formou cerca de 700 faixas pretas.

       A principal atividade da Academia sempre foi a Acupuntura e o Hapki-do, atualmente além destas atividades tem também a  Musculação e o Treinamento Funcional, e o Pilates Studio que é um exercício de baixo impacto e acompanhado de um fisioterapeuta.

     Outra atividade que a Academia possui são os cursos de formação em Acupuntura Auricular, Quiro-Acupuntura, Acupuntura Sistêmica, Moxa, Ventosa, Laser, Eletro Acupuntura e Terapia Corporal Jinju que engloba manobras de quiropraxia e técnicas de do-in, shiatsu, ayurvédica e quick massage.

Em fevereiro de 2018, a Academia Jinju Kim completa 44 anos de existência, 23 anos só no bairro do Tatuapé. A princípio teve sede na Água Rasa e na Álvaro Ramos, onde ficou por 10 anos e depois em Santa Clara, onde permaneceu mais 10 anos, até conquistar sua sede própria no Tatuapé.

ACUPUNTURA

    Na Academia Jinju Kim a acupuntura é realizada pelo Grão-Mestre Song Un Kim, que já trabalha nesta prática a 43 anos, ministra cursos de acupuntura e massagem e também realiza palestras sobre o assunto, ao redor do mundo.

Acupuntura
Acupuntura

    Além disso, há anos o Mestre realiza trabalhos sociais junto a vários setores da sociedade civil, como Delegacia da Mulher, Delegacia Geral da Polícia Civil, Exército Brasileiro, Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo e Associações de bairro.

   

    Agora falando um pouco sobre a Acupuntura em si, é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza agulhas em pontos específicos para ajustar os canais energéticos do nosso corpo, equilibrando o Yin e o Yang. As ações energéticas das agulhas promovem analgesia e auxiliam na ação anti-inflamatória, aliviando sintomas ou tratando os próprios desequilíbrios energéticos.

 

    É uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode beneficiar pessoas de todos os gêneros, idades e crenças.

    A acupuntura auxilia no tratamento (equilíbrio de energia) de enxaqueca, insônia, sinusite, coluna, articulações, problemas relacionados a mulher como TPM, fundos emocionais, como depressão, medo entre outros.

 
 

HAPKI-DO

HAP – Conjunto;

KI – Força da mente; energia de vida;

DO – Caminho, doutrina.

    Com mais de 4.000 anos de existência o HAPKI-DO surgiu na província de Sin-La na Korea por volta de 2500 A.C.. SIN-LA, era liderada pelo general KIM YU SIN que formou o grupo HWA RANG. O HWA RANG, era um grupo de jovens doutrinados em artes marciais, o qual tinha a finalidade de unir a Korea e os lemas de vida desse grupo e do HAPKI-DO são até hoje:

1 – Amar a Pátria;

2 – Respeitar os pais;

3 – Confraternização mútua;

4 – Ajudar os fracos;

5 – Não recuar um só passo na luta.

    No Hapki-do acima de tudo se ensina o autocontrole sobre o corpo e a mente. Técnicas de concentração e respiração unidas a técnicas rápidas e precisas de ataque e defesa são a base fundamental dessa arte marcial que cada vez mais ganha espaço em todo o Brasil e no mundo.

 

    É uma arte marcial para todas as idades, onde os mais novos e os mais velhos se unem no esforço em conjunto para aprender o melhor da defesa pessoal e do controle sobre todos os aspectos do dia a dia.

 

    O Hapki-do é uma arte marcial completa, que se baseia em pontos de acupuntura para neutralizar o (s) oponente (s) ou para tratar as pessoas com problemas.​

AS TÉCNICAS DO HAPKI-DO

 

    Ao longo dos séculos, suas técnicas foram desenvolvidas principalmente para a defesa pessoal.

 

    Os ensinamentos do Hapki-do estão presentes em muitos locais diferentes, entre eles, nos exércitos, principalmente no Coreano e no Brasileiro; nos cinemas em filmes como os de Bruce Lee e Steven Seagal (praticante de Hapki-do, Aiki-do e Taekwon-do), no meio tão requisitado dos guarda-costas e finalmente no meio civil.

 

ESCOLA JINJU KIM DE HAPKI-DO

1/15

Você sabe qual é a estrutura da Escola Jinju-Kim?

 

    A Escola Jinju-Kim de Hapki-do foi fundada pelo Grão-Mestre Song Un Kim há aproximadamente 43 (quarenta e três) anos.

    O método por ele ensinado representa o que há de melhor em termos de Hapki-do em nível mundial. Isso porque o Grão-Mestre Song é a única pessoa que foi capaz de atingir o grau de mestre dentro dos três principais troncos de Hapki-do existentes. Além de ser a única escola de Hapki-do no mundo que realmente une as técnicas da arte marcial (luta) com as técnicas de acupuntura.

    O Grão-Mestre Song é hoje 9º Dan de Hapki-do Tradicional da Escola do Grão-Mestre Park Sung Jae, é também mestre 7º Dan no estilo Hoi Jeon Moo Sool de Hapki-do criado e difundido pelo Grão-Mestre Myung Jae Ok, e mestre 4º Dan da Escola do Grão-Mestre Myung Jae Nam, hoje denominada Hankido.

    Apesar de nos dias atuais existirem inúmeros estilos e escolas de Hapki-do, todos eles de certa forma ou derivam de alguma das escolas acima mencionadas, ou foram fortemente influenciadas por elas.

 

    Desta maneira, concluímos que na Escola Jinju-Kim encontra-se tudo que há de melhor e mais completo quando falamos em arte marcial tradicional coreana.

 

    Agregue-se a isso a própria experiência pessoal do Grão-Mestre Song Un Kim que há quatro décadas vem ministrando aulas não somente a particulares, mas também realizando um forte trabalho de instrução junto ao Exército Brasileiro, tendo retomado o trabalho iniciado nos primórdios do Hapki-do no Brasil, formando a primeira turma de faixas pretas do 2º Batalhão de Polícia do Exército e ministrando diversos cursos de defesa pessoal aos Oficiais desta basilar instituição.

 

    Com isso, o GM Song é reconhecidamente o maior formador de faixas pretas do Brasil, já tendo graduado mais de 700 (setecentos) praticantes durante todo este período.

Este vídeo mostra um pouco de como era o GM Song Un Kim, em plena atividade durante o Campeonato de Hoi Jeon Moo Sool em Guadalajara, no México, em 1993. Lá conquistou duas medalhas, uma de ouro e uma de prata.

O vídeo foi retirado da internet.

   Ademais, reconhecendo a necessidade de utilizar a arte marcial não somente como técnica corporal (em seu aspecto físico), mas como um verdadeiro instrumento de melhoramento do indivíduo em seu aspecto humano, considerando a sua inserção na vida social, conjuntamente com Hapki-do o GM Song desenvolveu, e continua desenvolvendo, um extenso trabalho na área da Terapia Alternativa (Acupuntura e Massagem).

 

   Já são anos de realização de trabalhos sociais com Acupuntura, Terapia Corporal, Quiropraxia, entre outras (todas intimamente relacionadas ao Hapki-do), junto a vários setores da sociedade civil, como Delegacia da Mulher, Delegacia Geral da Polícia Civil, Exército Brasileiro, Sindicato dos Professores e Entidades e Associações de Bairro.

 

    Tudo isso deixa expressa a visão de que o Hapki-do vai muito além da uma simples luta, mas representa sim um complexo sistema que visa preparar o praticante para atuar ativamente na construção de um mundo melhor.

 

   Hoje os principais discípulos do GM Song e de tudo o que representa a Escola Jinju-Kim de Hapki-do são os professores que permanecem fielmente ao seu lado, atuando com uma verdadeira equipe de apoio a todo o trabalho que é realizado atualmente.

 

    Este é o substrato que embasa a existência da Escola Jinju-Kim de Hapki-do e o trabalho desenvolvido por seus integrantes, sempre com a consciência de que o ensino da arte marcial não se restringe às bordas do tatame, mas engloba todo um liame de cultura e filosofia oriental que deve ser aplicado no dia-a-dia da vida de cada praticante.

   Abaixo são duas apresentações da Escola Jinju Kim de Hapki-do, a primeira foi em 2007, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo e a segunda foi em 2014, no Festival Nacional de Hapki-do, em Peruíbe.

 

PRINCIPAIS DÚVIDAS

HAPKI-DO

- O que é Hapki-do?

É uma luta originária da Korea há mais de 3.000 anos. Possui 3.876 golpes até faixa preta e vai dobrando os seus golpes, conforme vai subindo de níveis. Pode ser uma luta extremamente violenta e ao mesmo tempo muito delicada, pois utiliza pontos de ACUPUNTURA para aplicar os golpes. É a única arte marcial que se adapta as necessidades do aluno (a).

- Preciso estar em forma para começar a praticar HKD?

Não, você não precisa. Você está entrando em uma escola de HKD para aprender e consequentemente entrar em forma praticando. Não importa o seu nível de condicionamento, uma vez iniciado o treino, você perceberá resultados positivos rapidamente.

- É difícil aprender HKD?

Não, de forma alguma. Os nossos instrutores estão comigo a no mínimo 10 anos e estão preparados para ajudar no que for preciso para atingir suas metas pessoais. Além de que as nossas aulas são bem descontraídas e dinâmicas.

 

- Vou me machucar?

A probabilidade de você se machucar é a mesma de você estar sentado numa cadeira, cair do nada e se machucar. Como o Hapki-do utiliza pontos de acupuntura, e a maioria dos pontos está localizada nas articulações e rente aos ossos, antes de qualquer treino os alunos têm um preparo de alongamento de todo o corpo.

- Vou ficar mais agressivo?

Não, muito pelo contrario, a tendência é você ficar mais calmo, porque você extravasa toda sua energia perversa adquirida no seu dia a dia. E, também, você passa a ter um pavio mais longo, com isso, o seu ponto de explosão será mais tarde.    

- Preciso perder peso para começar a treinar HKD?

Não, não precisa. Iniciar os treinamentos é o melhor caminho para começar a perder peso. E manter seu peso ideal será muito mais fácil.

- Aprender HKD ajudará meu filho na escola?

Sim, pois durante o treinamento os alunos vão aprender a ter disciplina, respeito, limite e educação. Como o HKD é uma arte marcial com níveis de faixas, também começam a entender mais sobre hierarquia. Durante as aulas descobrem seus limites pessoais, desenvolvem melhor suas habilidades e convivem com outras pessoas de diferentes idades, além de gastar bastante energia. Então podemos dizer que sim, o Hapki-do ajuda muito na escola.

- Muitas mulheres treinam HKD?

Sim. Há muitas mulheres em nossas aulas aprendendo HKD e atingindo suas metas pessoais de condicionamento. Muitas das técnicas de defesa pessoal são especialmente adequadas para as mulheres, pois se aplicam em pontos de Acupuntura para neutralizar o oponente utilizando a malicia feminina.

- Estou muito velho para aprender HKD?

Não, temos em nossa Academia alunos de todas as idades, desde os quatro aos 70 anos, os treinamentos são adaptados as necessidades individuais de cada aluno. Independentemente de sua idade. O Hapki-do é uma excelente maneira para melhorar a sua saúde de forma geral, sem mencionar o benefício de aprender como se defender e condicionar seu corpo.

 

EXÉRCITO BRASILEIRO

    O Hapki-do e o Exército sempre estiveram relacionados, pois desde o inicio o hapki-do foi escolhido, pelo próprio Imperador, para fazer parte do treinamento de sua guarda de honra, pois era a única luta que possuía 25 tipos de técnicas e defendia terceiros. Enfim, era e ainda é a luta mais completa de todas, com cerca de 3.876 golpes incluindo chutes, saltos, socos, torções, balões, defesa contra faca, manejo de bastões, espadas, etc.

 

    Depois da Primeira Guerra Mundial, foi criada a R.O.K (Republic of Korea), na qual foi adotado o Hapki-do para o treino da guarda pessoal do Presidente da República. Após a Segunda Guerra Mundial, o Hapki-do que até então era uma luta reservada para presidência e para os nobres, passou a ser conhecida pelo povo.

 

    Hoje em dia os laços com o exercito brasileiro ainda estão atrelados, em 2009 foi realizado um evento no 2º Batalhão de Polícia do Exercito (BPE) em homenagem ao Hapki-do. Apos um árduo trabalho foi realizado a restauração de um importante marco da história do hapki-do. Foi realizado então a Reinauguração do Monumento ao Hapki-do.

 

    Desde então o Grão-Mestre Song Un Kim teve um relevante papel no 2º e no 8º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE e 8º BPE) ministrando Cursos de Formação para Cabos (CFC), Sargentos (CFS) e Oficiais (CFO); curso de defesa pessoal para os Soldados que foram enviados para o Haiti em Missão de Paz pela ONU; curso de defesa pessoal para Segurança e Proteção de Autoridades entre outros cursos e homenagens.

 

GLOBAL HAPKIDO ASSOCIATION

(GHA)

1/13

  O Grão-Mestre Song Un Kim, 9º Dan de Hapki-do, é o Fundador da Associação Jinju Kim de Hapki-do, e Vice Presidente da Global Hapki-do Association (GHA) que é presidida pelo Grão-Mestre Hee Kwan Lee.

 

    Em 2016 o Brasil esteve presente no Campeonato Mundial de Hapki-do que aconteceu em Pattaya - Tailândia, o GM Song Un Kim ministrou um curso para os praticantes de mais de 28 países com o tema: “Técnicas de Hapki-do, Quiropraxia e Acupuntura”.

 

    Este ano, 2017, o GM Song Un Kim foi convidado pelo GM Hee Kwan Lee para ministrar cursos específicos para a Polícia do Estado, a Guarda Municipal e para o Exército Mexicano, no Seminário Internacional de Hapki-do para Defesa Policial, na Universidad de Ciencias de la Seguridad em Monterrey - México, onde ensinou técnicas para as autoridades locais e também para os praticantes que estavam presentes para competir no Campeonato Mundial.

    No vídeo abaixo, divulgado pela GHA, mostra um pouco de como foi o Seminário de Táticas Policiais realizado para mais de 100 pessoas de todo o mundo.

 

PILATES STUDIO

    O Pilates é um dos exercícios mais completos da atualidade, promove o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade.

 

    Com exercícios de baixo impacto e com o acompanhamento de um (a) fisioterapeuta é uma atividade que tem pouco desgaste nas articulações e nos músculos, por isso é acessível a todas as idades, inclusive para as pessoas que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas.

 

  Para um atendimento personalizado, na Academia Jinju Kim as aulas são limitadas a no máximo 3 (três) pessoas por horário e cada um com uma série de exercícios, criada por um fisioterapeuta, adaptada as necessidades de cada um.

 

CURSOS

    Todos os cursos são ministrados pelo terapeuta e Grão-Mestre Song Un Kim, 9º Dan de Hapki-do. Possui 43 anos de experiência no ramo da acupuntura e massagem, atendendo e ensinando através dos cursos.

 

  Com base nos conhecimentos das técnicas de Acupuntura (Auricular, Quiro e Sistêmica), Do-in, Shiatsu, Ayurvédica, Quick Massage e das manobras de Quiropraxia que adquiriu ao longo de sua trajetória, somado aos seus conhecimentos da Arte Marcial Coreana (Hapki-do) criou o seu próprio método de ensino da acupuntura, da terapia corporal e até mesmo do Hapki-do. Criou, então, o estilo Jinju.

 

    A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza agulhas em pontos específicos para ajustar os canais energéticos do nosso corpo, equilibrando o yin e o yang. Por ser uma técnica complexa foi subdividida em 3 (três) partes, aurículo (orelha), quiro (mão) e sistêmica (corpo). Além destas 3 (três) partes, também temos o curso de Moxa, Ventosa, Laser e Eletro-Acupuntura, e de Terapia Corporal Jinju (massagem e quiropraxia).

Song Un Kim

CRT 23.108

 

CONTATO

Rua Vale Formoso, 153 - Tatuapé

São Paulo, SP 

03410-030

 

contato@academiakim.com.br

 

Tel: (11) 2294-4823

               2293-9042

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2017 por Mariana Kim. Criado orgulhosamente com Wix.com

Curso de Formação de Sargento